UmuaramaDia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.20º
|

Paraná

Portaria proíbe a pesca nos rios Ivaí e Piquiri devido à estiagem no Paraná

Outros rios de competência do Estado, além de seus afluentes, estão com a pesca suspensa. Rio Paraná não está incluído

No rio Piquiri, a localidade conhecida como Apertado estava muito difrerente do normal (foto feita há alguns dias, antes da chuva)
No rio Piquiri, a localidade conhecida como Apertado estava muito difrerente do normal (foto feita há alguns dias, antes da chuva)
Foto: Tribuna da Região/Imagem Ilustrativa

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 27 de maio de 2020 16h06

O Instituto Água e Terra (IAT), antigo IAP, publicou uma portaria que proíbe a pesca em rios de competência do estado do Paraná, prioritariamente nas bacias dos rios: Ivaí, Piquiri, Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Salso e Verdadeiro, Jordão e todos os seus afluentes diretos. A medida foi adotada diante da grave crise hídrica e vale até que os rios tenham seus níveis, suas cotas hídricas e volumes normalizados.

A medida não vale para o Rio Paraná, que é federal.

Conforme a portaria, está assegurada a pescaria artesanal praticada por pescadores profissionais, realizada em barcos de pequeno porte e petrechos de pesca.

O documento traz como parágrafo único a liberação do trecho do rio Ivaí demarcado em aproximadamente 110 quilômetros, entre a rodovia BR-369, que liga São Pedro a São João do Ivaí até o Porto de Areia de Ivaiporã – onde a pesca praticada exclusivamente por pescadores filiados a Colônia Z-17 de Porto Ubá.

A fiscalização deverá ser feita pela Polícia Ambiental, Civil, Militar e o IAT. Há penalidades para quem for flagrado infringindo as designações da portaria.

Nas últimas semanas os fiscais do IAT já estavam fazendo vistorias na região, visando coibir a pesca predatória. Relembre aqui em reportagem de OBemdito.

Confira detalhes abaixo:


Comente

Leia também

LAB
DUDU LANCHES
POSITIVO
MORENA
AUTENTIC

Mais lidas

SENAC
INSTALCOM
AGRO_E_PET_FAZENDAO
CASTELO MULTIMARCAS
NOSSA SENHORA
CASA TOESCA