UmuaramaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.22º31º
|

Paraná

Saúde investiga 4 possíveis casos de reinfecção por Covid em Cruzeiro do Oeste

Prefeita Helena Bertoco pede maior consciência da população neste momento crítico da pandemia

A prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco: "a melhor vacina até esse momento ainda é a prevenção"
A prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco: "a melhor vacina até esse momento ainda é a prevenção"
Foto: OBemdito

LEONARDO REVESSO O Bemdito 14 de janeiro de 2021 10h10

Quatro possíveis casos de reinfecção de Covid estão sendo investigados em Cruzeiro do Oeste. A situação é crítica no município, conforme a prefeita Helena Bertoco, que voltou a apelar para que a população não baixe a guarda para as medidas de prevenção.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a reincidência do vírus aconteceu com intervalos distintos (entre o primeiro e o segundo exame positivo) que variam de 90 a 180 dias. Todas as pessoas possivelmente reinfectadas apresentaram os sintomas da doença nos dois momentos de contágio, detectados por exames oficiais.

“A verdade é que quem já teve Covid pode pegar novamente. Estamos vendo isso aqui na nossa porta. Não podemos descuidar. Mesmo quem já foi contaminado, precisa manter o rigor, para proteger a si mesmo e aos demais”, disse Helena Bertoco em entrevista a OBemdito.

Desde o início da pandemia, Cruzeiro do Oeste tem ganhado notoriedade no combate à pandemia. Foi o primeiro município a erguer barreiras sanitárias nas entradas da cidade e a criar um call center exclusivo para o monitoramento de pacientes.

Uma unidade de saúde sentinela, com três leitos, atende 24 horas, sete dias por semana. Quatro médicos, técnicos de enfermagem e farmacêutico se revezam na atenção aos moradores com sintomas gripais. No próprio local são dispensados os remédios receitados, sem necessidade de mais um deslocamento à farmácia pública.

“É uma estrutura muito boa. Nossa assistência social também vai de encontro às famílias atingidas (pela pandemia) e que sofrem com a falta de alimento e até itens de higiene. Mas o custo é elevado e os nossos recursos são finitos. A população, como um todo, precisa ter mais consciência”, afirmou Bertoco. 

De acordo com ela, o maior problema são as aglomerações de fim de semana e a insistência de algumas pessoas em não usar máscara. O quadro se agravou nas festas de final de semana, inclusive dentro das casas das famílias, nas confraternizações com parentes, muitos vindos de outras regiões e até estados. Helena Bertoco disse que o comércio tem cumprido as exigências e não merece ser punido com restrições no atendimento. 

Na média regional, Cruzeiro do Oeste só fica atrás de Umuarama no número de casos de Covid. No boletim publicado na tarde desta quarta-feira (13) o município contabilizava 1.220 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, com 832 recuperados. 

15 MORTOS

Cinco pessoas seguiam internadas em enfermaria e outras 12 em UTIs da macrorregião. Há ainda 356 casos suspeitos em isolamento domiciliar. Quinze moradores já perderam a vida por conta da Covid. 

Embora advirta para o descumprimento das medidas por parte da população, a prefeita atribui os números da Covid no município ao grande volume de testagens. Todas as pessoas que chegam à unidade sentinela passam por exames, mesmo que não apresente os sintomas mais severos.  

PROTOCOLO DE REINFECÇÃO

A confirmação ou não de reinfecção é feita pelo laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, a análise dos casos de reinfecção ocorre após dois exames positivos, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre um e outro. 

O sequenciamento genético também é necessário para avaliar se são vírus diferentes, se houve mutação ou se o mesmo vírus da primeira infecção voltou a se manifestar.

Até o dia 10 de dezembro, o Paraná tinha 18 casos de reinfecção devidamente confirmados. 

Comente

Leia também

LABMAX PC
ADVENTISTA 2 MESES
RADCENTER 6 MESES

Mais lidas

PANVEL
SEXSHOP PC - 30D
TUCCA
GLOBAL