UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.17º30º
|

Saúde

Bolsistas da UEM organizam dados epidemiológicos da Covid-19 de Umuarama

As bolsistas juntamente e a equipe do COE fazem um novo boletim, que permite uma análise semanal da evolução epidemiológica no município

Foto: Prefeitura de Umuarama

ASSESSORIA UEM O Bemdito 16 de julho de 2020 07h08

Médicas bolsistas que fazem parte do projeto de extensão de combate ao coronavírus, coordenado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentaram dados sobre a ocorrência da Covid-19, no município de Umuarama.

Segundo a coordenadora do projeto da UEM na cidade, a professora Juliana Scanavaca, a iniciativa conta com bolsistas médicas, que estão executando ações no Comitê de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE), na Secretaria Municipal de Saúde Umuarama. As bolsistas juntamente e a equipe do COE estão elaborando um novo boletim, que permitirá uma análise semanal da evolução epidemiológica no município.

Os dados são da Secretaria de Saúde de Umuarama e do COE, que fazem o levantamento, acompanhamento e registro de todos casos. A sistematização deles em um boletim trará detalhes importantes sobre os casos – suspeitos e confirmados – da doença, como a incidência por faixa etária, gênero, por bairro e região da cidade, conforme a localização das unidades básicas de saúde (UBS).

As bolsistas médicas Bruna Flavia Lago dos Reis, Mayara Heloisa Góis Basaglia e Rosita Emanuela Matos de Souza foram responsáveis por dar detalhes destes dados, na exposição realizada na Prefeitura de Umuarama, no dia 18 de junho, que contou com a presença da secretaria de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini Monteiro da Silva, e toda a equipe técnica do COE. Todos puderam opinar sobre a apresentação dos dados na publicação com algumas sugestões de modelos de planilhas e gráficos, a partir de um esboço do novo boletim.

“Sabemos que o objetivo principal da epidemiologia é melhorar a saúde da população. E o Projeto da UEM está auxiliando o município de Umuarama nesse caminho a partir da atuação efetiva dos bolsistas na equipe técnica do COE. Com os novos estudos dos dados epidemiológicos da Covid-19 no município, poderemos delinear análises apropriadas para responder questões específicas a respeito da doença.

Por exemplo: a sua evolução, as formas de prevenção, promoção da saúde e auxiliar no desenvolvimento de políticas de saúde. O novo boletim também poderá informar à população dados específicos da incidência nos bairros, quais regiões da cidade são mais afetadas, quais as comorbidades que mais aparecem nos casos suspeitos e notificados”, explica a professora Juliana.

Estavam presentes, também, na reunião na prefeitura a chefe de Divisão da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, e o diretor de Atenção Primária, Elizeu Ampessan, ambos da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto "Ações de extensão contra o novo Coronavirus", coordenado pela UEM, é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Chamada Pública No. 09/2020, da Fundação Araucária, que viabiliza as bolsas, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

(UEM, com informações da Prefeitura de Umuarama)

Comente

Leia também

SE LIGA DESKTOP
LAB
AUTENTIC
MORENA

Mais lidas

TUCCA
Obemdito anuncie
CASA DO ESPETINHO DESKTOP
Glamour Cosméticos
AGRO_E_PET_FAZENDAO
RF Desktop