UmuaramaTempo ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer. Noite de céu limpo.16º30º
|

Saúde

Hemonúcleo de Umuarama funcionará normalmente durante o período de carnaval

Oportunidade para quem quiser doar sangue e ajudar ao próximo

Foto: Arquivo OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 20 de fevereiro de 2020 15h06

Entre os dias 24 e 26 de fevereiro o hemonúcleo de Umuarama funcionará normalmente entre as 8h e 11h30. Oportunidade para quem quiser ajudar o próximo doando sangue durante o feriado.

Muitos doadores reclamam do horário de atendimento em meio período – por conta da falta de um médico, problema que se arrasta desde o ano passado – mas neste carnaval, quando muita gente tem folga do trabalho, a expectativa é de que haja um bom número de doações.

Outra questão importante é quanto ao atendimento de pessoas que tiveram dengue. Muitos precisam receber sangue durante a recuperação, por isso é importante manter os estoques em dia.

Veja aqui a postagem do hemonúcleo. Outras informações pelo telefone: (44) 3621-8300.

Necessidade

O Hemonúcleo de Umuarama fez um chamamento via redes sociais na quarta-feira (19) para doadores de sangue dos tipos O e B negativos, cujos estoques estão baixos. Vários doadores compareceram, porém, nesta quinta (20) o banco de sangue informou que as doações ainda não supriram a necessidade.

Por isso, as pessoas que tiverem sangue dos tipos O e B negativos ainda são solicitadas. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30. É necessário levar o documento de identificação com foto.

A recomendação é para que os doadores façam o agendamento da coleta através do telefone (44) 3621-8300. Como a unidade está funcionando apenas no período da manhã, por vezes os doadores chegam e já há pessoas suficientes para preencher o tempo disponível daquele dia.

Desde maio de 2019 o Hemonúcleo de Umuarama está atendendo apenas em meio período pela falta de médico para ficar na unidade no período da tarde. Existe a exigência de que um médico esteja no local para que as coletas aconteçam. A expectativa é de que neste primeiro trimestre do ano o problema seja solucionado.

O Hemonúcleo está localizado na avenida Manaus, 4.444, no Centro Cívico. Mais informações pelo (44) 3621-8307.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

 

Comente

Leia também

LAB
MORENA

Mais lidas

TUCCA
RDR
ANHAGUERA
SUCULENTA
BELLA