UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.21º33º
|

Saúde

Por mau tempo, avião com vacinas contra a Covid não desce em Umuarama

Secretaria Estadual de Saúde destinou 3.120 doses para a 12ª Regional de Saúde de Umuarama. Vacinação no Paraná deve começar nesta quarta-feira

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

O Bemdito 19 de janeiro de 2021 11h14

O avião que está distribuindo as vacinas contra a Covid no interior do Paraná teve problemas para descer no aeroporto de Umuarama. Por falta de teto (por conta da chuva), a aeronave não conseguiu descer na Capital da Amizade e seguiu para Londrina.

A previsão era de que o imunizante chegasse ao aeroporto Orlando de Carvalho às 11h.

De acordo com a 12ª Regional de Saúde, o avião seguiu para Londrina e, na sequência, deve ir para Maringá. “De lá, se tiver teto, o avião vem a Umuarama, do contrário, técnicos da regional buscarão as vacinas em Maringá por via terrestre”, informa a Regional.

Entrega de vacina no interior do estado

Três aeronaves da frota do Governo do Estado saíram na manhã desta terça-feira (19) com aproximadamente 80 mil doses para distribuição das vacinas no Interior do Paraná. Serão em torno de 15 viagens entre Curitiba e os municípios-sede de algumas regionais de Saúde. As vacinas Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, serão retiradas nos aeroportos pelas Regionais de Saúde e encaminhadas, logo em seguida, para as prefeituras.

O avião PP-MMS Gran Caravan partiu em direção a Londrina, Pato Branco e Cascavel. O PP-EUS Seneca III tem como destino Telêmaco Borba, Manoel Ribas, Umuarama e Guarapuava. O PR-PRX King Air 350 decolou para Maringá e Apucarana. Os dois primeiros tiveram os bancos retirados para viabilizar a inclusão de mais caixas.

Também seriam utilizados dois helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para entregas em Adrianópolis, Doutor Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná, no Vale da Ribeira, e São Mateus do Sul e União da Vitória, mas as condições atmosféricas impediram o transporte, que será terrestre.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou que a previsão é de chegada das vacinas em todas as regionais nesta terça, com início da vacinação na quarta-feira. Alguns municípios farão imunizações simbólicas ainda hoje.

“A ideia é vacinar os grupos focais nesse primeiro momento. O ministro da Saúde optou por antecipar a vacinação, é o que estamos fazendo”, disse. “Continuaremos com todos os esforços para trazer mais imunizantes ao Paraná para alcançar até 4 milhões de pessoas até maio”.

O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses nessa primeira etapa, 22.720 reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa.

Elas foram divididas em dois lotes de 132.540: um será encaminhado imediatamente e outro apenas após três semanas (intervalo de aplicação entre as doses). O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias.

A primeira aplicação alcançará 126 mil pessoas, sendo a maior parte profissionais da saúde: 102.959. A sequência respeitará o Programa Estadual de Imunização (PEI). Nos primeiros grupos prioritários também estão idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, indígenas e pessoas com deficiência severa.

As vacinas chegaram em três aviões comerciais nesta segunda-feira (18) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, vindos de Guarulhos (SP). O primeiro pouso aconteceu no Estado às 18h53.

(Redação OBemdito e Agência Estadual de Notícias)

 

Comente

Leia também

WSD PC - 30D
RADCENTER 6 MESES
CAIUA PC - 90D
LABMAX PC
PARCEIRO DESKTOP - 90D

Mais lidas

JAPA PC - 30D
PANVEL
AÇAI PC - 30D
SALLA CONTAINER PC - 30D
UTILAR PC - 30D
TUCCA