UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.20º30º
|

Saúde

Prefeitura avalia que medidas de conteção ao coronavírus tiveram resultado positivo

Umuarama continua sem nenhum caso confirmado de coronavírus desde o início da pandemia até a tarde desta quinta-feira

Foto: Prefeitura de Umuarama

ASSESSORIA O Bemdito 26 de março de 2020 20h34

Apesar da diferença entre os números da Secretaria Municipal de Saúde – que registra pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que faz um registro global – incluindo os casos com entrada através de planos de saúde e particulares –, Umuarama continua sem nenhum caso confirmado de coronavírus desde o início da pandemia até a tarde desta quinta-feira, 26.

Nas contas do município são 40 notificações, com seis casos já descartados e 34 suspeitos em acompanhamento. Já pelo Estado são 55 suspeitas e dois descartados. “Nas duas contagens, a boa notícia é que nossa cidade ainda não registrou o contágio da Covid-19, o que podemos atribuir à eficácia das medidas que adotamos desde a semana passada, quando a doença começou a aparecer no Paraná. O Estado já tem 97 casos confirmados, entre as 3.588 notificações, e 483 já foram descartados na tarde desta quinta”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

A Secretaria Municipal de Saúde começou a prestar as primeiras orientações no último dia 16, quando foram registrados os primeiros casos suspeitos na cidade. Grandes eventos – como a Expo Umuarama 2020 –, cursos, palestras e aulas na rede pública e privada de ensino foram suspensos ou cancelados. O município preparou os primeiros decretos no último dia 19, determinando situação de emergência e o fechamento do comércio (063/2020), suspendendo as atividades escolares na rede municipal (064/2020) e definindo medidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da epidemia (065/2020).

Outros decretos reforçaram as ações e definiram punições para quem desrespeitasse as normas – como multa de até R$ 5 mil, cassação de alvará de funcionamento e até o fechamento do estabelecimento. “Precisamos enrijecer as medidas quando notamos que uma parcela da população não estava levando a prevenção a sério e chegamos ao ponto de fechar supermercados. Mas a cada dia, com a evolução do quadro, estamos readequando as medidas e estudando ações que tragam maior alcance social e menor impacto econômico”, justificou o prefeito.

O fechamento do comércio foi estendido até o próximo dia 30 e os próximos passos do município para combater o coronavírus estão sendo avaliados e discutidos diariamente com a equipe administrativa, a Secretaria Municipal de Saúde, a comissão de acompanhamento da situação, o Ministério Público, especialistas e lideranças da comunidade.

“O que nós buscamos é proteger o bem maior da população, que é a vida, as pessoas. Obtivemos sucesso até agora, pois a maioria dos umuaramenses acatou as nossas recomendações e tem ficado em casa neste que é o período mais crítico para o contágio, segundo as autoridades sanitárias”, avaliou.

Comente

Leia também

MORENA

Mais lidas

TUCCA
RDR
ANHAGUERA
SUCULENTA
BELLA