UmuaramaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.10º25º
|

Saúde

Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Maria Helena

Homem de 28 anos trabalha em Umuarama, onde provavelmente foi infectado

Foto: Edilson Moura/Imagem ilustrativa

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 21 de maio de 2020 16h15

Foi confirmado na tarde desta quinta-feira (21) o primeiro caso de coronavírus em Maria Helena. Para falar sobre o fato, o prefeito Elias Bezerra de Araújo, o Dr. Elias, fez transmissão ao vivo na página do Facebook da Prefeitura.

O prefeito disse que sua equipe está fazendo o possível para orientar a população, porém, parte das pessoas não está levando os cuidados a sério. Dr. Elias ressaltou que um doa maiores problemas são as aglomerações.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Daysi Rodrigues, afirmou que a Administração estava se preparando para esta possibilidade, principalmente pela proximidade do município com Umuarama (que está com 21 casos confirmados). Um dos agravantes é o fato de que diariamente muitos moradores de Maria Helena se deslocam para trabalhar na Capital da Amizade, em ônibus ou grupos de carona.

Este é o caso do paciente positivado. O homem de 28 anos trabalha em Umuarama, onde teve contato com uma pessoa confirmada para a Covid-19 – pelo menos esta é a informação que o rastreio apontou até o momento. O paciente faz parte de um grupo de carona, porém, também usou transporte em ônibus. Ele chegou a ficar três dias internado no Hospital Uopeccan de Umuarama, mas teve alta e agora segue em isolamento domiciliar.

Daysi explica que 6 pessoas sintomáticas, que tiveram contato com o caso positivo da cidade, estão isoladas e fizeram exames. A chefe da Vigilância Epidemiológica acredita que até segunda-feira (25) sejam divulgados os resultados dos exames. Além disso, 12 pacientes assintomáticos (sem sintomas evidentes) estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde e em isolamento domiciliar. Trata-se de pessoas próximas ao paciente positivado, tais como familiares, amigos e colegas de trabalho, que também devem ser testadas.

Junto com Andreia Rezende, Chefe da Vigilância Sanitária, Daysi reforçou a necessidade das pessoas ficarem em casa e manterem todos os cuidados com itens da rua que chegam em suas residências, técnicas de higienização, uso de máscara e álcool em gel, entre outros.

A informação é de que foram canceladas as consultas médicas não urgentes. E a equipe da Saúde pede para que as pessoas procurem as unidades de saúde apenas quando realmente necessário.

Andreia informou que 24 notificações foram emitidas pela falta de uso de máscara e aglomerações na cidade. A Vigilância Sanitária pede para que os comerciantes colaborem e cobrem o uso de máscara, que é obrigatória. Ela explica que já foram lavrados 3 autos de infração e 2 estabelecimentos correm risco de interdição por reincidência.

Para assistir a transmissão ao vivo clique aqui: https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldemariahelena/videos/700858107393828/

 

Comente

Leia também

MORENA
PREFEITURA UMUARAMA
LAB
AUTENTIC
PATRICIA DESPACHANTE

Mais lidas

AGRO_E_PET_FAZENDAO
SUCULENTA