UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.22º38º
|

Saúde

Quase 1 milhão de paranaenses já fizeram teste para detectar coronavírus

Foto: Agência Brasil

ASSESSORIA O Bemdito 28 de outubro de 2020 09h46

A pesquisa PNAD COVID19 Mensal, divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostra que aumentou o número de paranaenses que já fizeram algum teste para saber se estavam infectados pelo coronavírus. Até setembro, 960 mil pessoas já haviam feito esse teste no estado, quase 200 mil a mais do que o total acumulado até agosto (766 mil) e cerca de 440 mil a mais do que o registrado até julho (520 mil).

O levantamento mostra ainda que houve aumento também do número de pessoas que testaram positivo: 164 mil até setembro, 41 mil a mais do que o acumulado até agosto (123 mil). Dessas 164 mil pessoas, cerca de 43 mil apresentavam alguma comorbidade que pode agravar o quadro clínico de um paciente com a Covid-19, tais como diabetes, hipertensão, asma, doenças cardíacas, câncer, entre outras.

Por outro lado, verificou-se queda no número de pessoas que apresentaram algum dos sintomas relacionados à síndrome gripal. Em agosto, 632 mil pessoas apresentaram algum dos sintomas e, em setembro, 502 mil.

Sobre o comportamento do paranaense diante da pandemia, a pesquisa mostra que, em setembro, 160 mil pessoas não tomaram qualquer medida restritiva para evitar o contágio pelo coronavírus, o que representa um aumento de 52 mil na comparação com agosto (108 mil). O total de pessoas que reduziu o contato mas continuou saindo de casa e/ou recebendo visitas foi de pouco mais de 5 milhões. Já os paranaenses que ficaram em casa e só saíram por necessidade básica foram cerca de 4 milhões. Com relação ao conjunto de pessoas que ficaram rigorosamente isoladas, a pesquisa apontou a segunda queda consecutiva. Em julho eram 2,84 milhões de pessoas rigorosamente isoladas, em agosto 2,63 milhões e em setembro 2,25 milhões.

 

Comente

Leia também

RADCENTER 6 MESES
BR FIN
ADVENTISTA 2 MESES
CENAIC

Mais lidas

MARIA SORVETE
Uninter
PANVEL
LOG 30 DIAS
CINTI 90D
GLOBAL