UmuaramaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.21º30º
|

Saúde

Região de Umuarama recebe mais de 2 mil doses da vacina da AstraZeneca neste domingo

Diferentemente da CoronaVac, a aplicação será em lote único, garantido a primeira dose para mais pessoas

Foto: Divulgação/AEN

REDAÇÃO O Bemdito 24 de janeiro de 2021 08h58

O voo comercial com origem do Rio de Janeiro pousou com vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca no aeroporto de São José dos Pinhais no final da noite deste sábado (23).

Como forma de agilizar o processo, a distribuição para as 22 Regionais de Saúde começou já na manhã deste domingo (24), com os caminhões saindo do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e as aeronaves do Aeroporto do Bacacheri, também na Capital. Umuarama e região receberão pouco mais de 2 mil doses.

Segundo a chefe da  12ª  Regional, Viviane Herrera, as vacinas chegarão ao aeroporto de Cianorte e seguirão para os municípios da área de abrangência por via terrestre. A distribuição será centralizada em Umuarama, cidade que terá à disposição 1.050 doses.

Prioridade 

A remessa com pouco mais de 86 mil doses é a parte que cabe ao Paraná dos 2 milhões de imunizantes importadas do Instituto Serum, um dos centros da AstraZeneca para a produção da vacina na Índia. Ela vai ampliar o alcance da proteção ao chamado grupo prioritário, formado por profissionais de saúde, pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), pessoas com deficiência severa e indígenas. A definição de prioridade segue o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Diferentemente da CoronaVac, a aplicação da AstraZeneca será em lote único, garantido a primeira dose para mais pessoas. Esse é o segundo lote de imunizantes encaminhado ao Estado pelo Ministério da Saúde. 

O processo de vacinação ganhará ainda mais agilidade nos próximos dias. É que está programado para chegar ao Paraná ainda nesta semana um terceiro lote, também da CoronaVac. A estimativa é que o Estado receba cerca de 5% das 4,8 milhões de doses emergenciais autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sexta-feira (22). Ou seja, cerca de 240 mil imunizantes que também serão divididos de forma igualitária por todas as cidades paranaenses. No total, confirmado os números da terceira remessa, o Paraná vai contabilizar 592,1 mil doses.

Comente

Leia também

WSD PC - 30D
RADCENTER 6 MESES
PARCEIRO DESKTOP - 90D
CAIUA PC - 90D
LABMAX PC

Mais lidas

SALLA CONTAINER PC - 30D
PANVEL
AÇAI PC - 30D
UTILAR PC - 30D
TUCCA