UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.21º33º
|

Saúde

Técnica de Enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra a Covid em Umuarama

Maria da Glória Souza atua na saúde há 30 anos, 20 deles em Umuarama. Ela trabalha na Unidade Básica de Saúde do Ouro Branco. Outros sete profissionais da saúde foram imunizados nesta noite

A técnica de enfermagem Maria da Glória Souza, primeira pessoa vacinada contra a Covid em Umuarama
A técnica de enfermagem Maria da Glória Souza, primeira pessoa vacinada contra a Covid em Umuarama
Foto: Leonardo Revesso/OBemdito

JAQUELINE MOCELIN O Bemdito 19 de janeiro de 2021 19h44

Na noite desta terça-feira (19) Umuarama viveu um momento histórico, com as primeiras pessoas sendo vacinadas contra a Covid. A solenidade aconteceu na sede da 12ª Regional de Saúde. No ato 8 pessoas foram vacinadas. São médicos, técnicos de enfermagem, enfermeira e auxiliar de serviços gerais dos hospitais Uopeccan, Cemil e Nossa Senhora Aparecida e unidades básicas de saúde.

A primeira pessoa a ser imunizada em Umuarama é a técnica de enfermagem Maria da Glória Souza. Ela tem 30 anos trabalhando na saúde, 20 deles em Umuarama. Atua na Unidade Básica de Saúde do Ouro Branco. Após ser imunizada, Glória aplicou a vacina nos demais profissionais que foram selecionados para este momento simbólico. A técnica de enfermagem da UBS Bem-Estar, Luzia Alvarenga foi quem aplicou a vacina em Maria da Glória.

Maria da Glória se disse emocionada por ser a primeira vacinada na cidade. Disse que todos os dias teme a doença, mas que realiza seu trabalho com amor, para salvar vidas. 

A segunda pessoa vacinada foi a médica infectologista Carla Dal Ponte, da UTI Covid da Uopeccan. Os demais vacinados foram a enfermeira Giovana Priscila Cheron Piva, também da Uopeccan; o médico pneumologista Ronaldo de Souza, do Hospital Cemil; a técnica em enfermagem Joice dos Prazeres Silva, da Uopeccan; o médico infectologista Raphael Haetmamn, do Hospital Nossa Senhora Aparecida; a auxiliar de serviços gerais Cristiane Andrade Martins Barbosa, da Uopeccan; e a técnica de enfermagem Luzia Alvarenga.

A solenidade contou com a presença do prefeito Celso Pozzobom, a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Galmassi, e o empresário Heitor Genowei Júnior, que representou o governador Ratinho Júnior, entre outros.

Cecília Cividini disse que este é um dia muito especial, aguardado por todos e que agora há mais uma ferramenta de combate nesta árdua batalha. A secretária ressaltou que mesmo com a vacina os cuidados ainda são necessários e a população não pode baixar a guarda.

Viviane Herrera, por sua vez, destacou a importância desse momento e o esforço do Governo do Paraná para distribuir a vacina com tamanha agilidade em todos os municípios do Estado. 

O prefeito Celso Pozzobom também falou sobre o momento histórico e lamentou as 70 mortes relacionadas com o coronavírus registradas em Umuarama. Disse que a população não pode deixar de ter os cuidados necessários, pois as primeiras doses de vacina serão para os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da Covid, e grupos prioritários.

O médico Ronaldo de Souza se emociou a falar, após receber a vacina. "Eu peço às pessoas que acreditem na vacina. Mas ela não vai chegar de uma vez para todo mundo. Então, eu peço para que se cuidem. Eu sei bem o que é um trabalho dentro de um hospital e de uma UTI. O vírus é impedioso". 

Confira as pessoas imunizadas, nas fotos abaixo, por ordem de vacinação:

O médico Ronaldo Souza fez um discurso emocionado.Confira o vídeo:

Comente

Leia também

RADCENTER 6 MESES
LABMAX PC
CAIUA PC - 90D
PARCEIRO DESKTOP - 90D
WSD PC - 30D

Mais lidas

AÇAI PC - 30D
JAPA PC - 30D
PANVEL
SALLA CONTAINER PC - 30D
TUCCA
UTILAR PC - 30D