UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.21º31º
|

Saúde

Umuarama tem profissionais infectados por Covid em quatro escolas e CMEIs

Sindicato dos Servidores está acompanhando a situação. A Secretaria de Educação informa que tem seguido protocolos rígidos para garantir segurança na volta às aulas presenciais

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 22 de fevereiro de 2021 18h03

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Umuarama (Sispumu) confirmou que há profissionais positivados pela a Covid-19 em quatro unidades educacionais da rede municipal de ensino. A situação serve de alerta, especialmente devido à proximidade do início do ano letivo na cidade, previsto para 1º de março.

“O sindicato está em contato com a Secretaria Municipal de Educação e está aguardando resposta do COE [Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19], em relação a necessidade de rever os protocolos, pois está evidente que somente a sanitização do local não será suficiente”, informa a presidente do Sispumu, Lígia Strugala Bezerra.

Lígia acrescenta que “segundo as orientações, o local deve passar por sanitização e no outro dia retorna as atividades normais com todos os servidores, somente os casos positivos devem se afastar. O Sindicato questiona essa situação, esse retorno com todos novamente, que pode trazer novas transmissões, sabendo que muitos são assintomáticos ou os sintomas demoram para aparecer. Estamos aguardando resposta da Secretaria de Saúde também.

O Sispumu não tem a quantidade exata de profissionais que estão positivados. No entanto, informa que em algumas unidades de educação são vários funcionários com a Covid e há ainda resultados de exames sendo aguardados.

Os locais onde estes profissionais atuam são: Escola Municipal Vinícius de Moraes (que passou por sanitização na sexta-feira, 19), CMEI Rachel de Queiroz (sanitização na sexta-feira), Escola Municipal Rui Barbosa (sanitização nesta segunda-feira, 22) e Escola Municipal São Cristóvão (sanitização nesta segunda-feira).

A Prefeitura de Umuarama emitiu uma nota da Secretaria de Educação a respeito do assunto. Confira na íntegra, abaixo:

NOTA DA EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação informa que tem seguido protocolos rígidos de prevenção em saúde para garantir segurança na volta às aulas presenciais, previstas para 1º de março nas escolas e CMEIs da rede municipal. Profissionais que tiverem sintomas de síndromes gripais ou testado positivamente para Covid-19 serão imediatamente afastados do trabalho. Caso a infecção seja confirmada após o início das aulas, o profissional será afastado para o período de isolamento e recuperação e o ambiente será sanitizado. Dois servidores da Educação foram treinados para administrar e encaminhar eventuais casos que possam surgir na rede, bem como orientar as instituições de ensino e esclarecer dúvidas. Poderão ser consultadas também a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria da Saúde, se necessário. Os gestores de todas as unidades também foram orientados sobre procedimentos e protocolos traçados pelo Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde.

 

 

Comente

Leia também

PARCEIRO DESKTOP - 90D
WSD PC - 30D
LABMAX PC
RADCENTER 6 MESES
CAIUA PC - 90D

Mais lidas

SALLA CONTAINER PC - 30D
PANVEL
JAPA PC - 30D
AÇAI PC - 30D
UTILAR PC - 30D
TUCCA