UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.21º33º
|

Saúde

UTI Covid-19 do Cemil apresenta uma das menores taxas de mortalidade do país

Desde julho, quando entrou em funcionamento, foram admitidos 258 pacientes, com 214 recuperados

Foto: Divulgação

REDAÇÃO O Bemdito 23 de janeiro de 2021 13h24

As taxas de letalidade da infecção pelo SARS-CoV-2 são alarmantes em todo o território nacional. O Grande Paper Brasileiro, publicado na semana passada no Lancet Journal, analisou 250 mil admissões hospitalares no país. Segundo o estudo, 55% dos pacientes internados em UTI por causa da doença morreram. A taxa nacional de mortalidade nos que foram submetidos a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) é ainda maior, 80%.

Na contramão desses dados, a UTI Covid-19 do Hospital Cemil de Umuarama, coordenada pela empresa SAMUTI - Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, apresenta uma das maiores taxas de pacientes recuperados do país, com mortalidade bem abaixo dos níveis nacional e regional.

Desde julho, quando entrou em funcionamento, foram admitidos 258 pacientes, com 214 recuperados. A taxa de mortalidade na UTI Covid do Cemil ficou em 18,26% - número 66,8% menor que a taxa nacional e 65,55% menor em comparação com a taxa da Região Sul. 

O médico intensivista e pneumologista. Ronaldo de Souza, coordenador da UTI Covid-19 do Cemil, atribui os resultados ao conjunto de ações e dedicação da equipe multiprofissional. Ele destaca a equipe altamente qualificada, com quatro médicos titulados em pneumologia (Alana Kaneda Garcia, Ronaldo de Souza,  Renato Ricci Kauffmann e Karina Farah Sakumoto) e quatro titulados em medicina intensiva (Dirceu Ribas Veiga Júnior, Jackson Erasmo Fuck, Fabiana Fuck e Ronaldo de Souza), bem como enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos treinados e capacitados para o atendimento de pacientes com Covid-19.

“São vários fatores somados. Nosso resultado reflete protocolos de tratamentos clínicos de ponta, onde é feito o que tem de mais recente em publicações para o tratamento de Covid-19, mais condutas próprias, que ainda serão publicadas em revistas cientificas”, explica.

Além dos equipamentos de ventilação mecânica invasiva de última geração, a UTI Covid-19 do Cemil possui equipamentos de ventilação não invasiva  - como cateter de alto fluxo. “Isso evita que muitos pacientes sejam submetidos a ventilação mecânica invasiva, que é onde ocorre a maior taxa de mortalidade”, avalia o médico. 

 

Comente

Leia também

RADCENTER 6 MESES
LABMAX PC
CAIUA PC - 90D
PARCEIRO DESKTOP - 90D
WSD PC - 30D

Mais lidas

SALLA CONTAINER PC - 30D
AÇAI PC - 30D
JAPA PC - 30D
PANVEL
UTILAR PC - 30D
TUCCA