UmuaramaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.21º30º
|

Saúde

Novo lote com 2.040 doses da vacina de Oxford chega a Umuarama

Vacinação deve começar nesta segunda-feira nos 21 municípios da 12ª Regional

Foto: Divulgação

REDAÇÃO O Bemdito 24 de janeiro de 2021 14h33

A estimativa do governo do Estado é que todas as 86.500 doses da vacina contra a Covid-19 sejam distribuídas em menos de 12 horas, neste domingo (24), e que o início da vacinação nos municípios ocorra na manhã desta segunda-feira (25).

Um dos lotes com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca chegou a Umuarama na metade da manhã e seguiu para a farmácia da 12ª Regional, responsável pela distribuição para 21 municípios.

"Graças à logística do Estado nossa região já recebeu 2.040 doses, que serão distribuídas ainda hoje", disse a  chefe da 12ª  Regional, Viviane Herrera. Pouco mais da metade do lote, 1.050 doses, será destinada a Umuarama.

A logística desta remessa é consideravelmente mais rápida do que a realizada na entrega do primeiro lote, formado pelo imunizante CoronaVac, na semana passada. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o processo de distribuição das 132.771 doses para todas as 22 Regionais de Saúde levou pouco mais de 24 horas na oportunidade.

O novo lote de vacinas deve priorizar a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia, seguindo a orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e do Plano Estadual de Vacinação (PEV).

Terceiro lote

Está programada pelo Ministério da Saúde a divisão de outras 900 mil doses de CoronaVac entre todos os estados do País e o Distrito Federal ainda nesta semana. A estimativa é que aproximadamente 40 mil doses sejam encaminhadas para o Paraná. Outras 3,9 milhões de doses imunizantes, também desenvolvidas pelo laboratório chinês Sinovac, devem chegar até o fim do mês.

As vacinas

A diferença entre as vacinas CoronaVac e AstraZeneca se dá em relação ao prazo de aplicação entre uma dose e outra, já que ambas preveem duas imunizações.

Enquanto a CoronaVac necessita de três semanas, a vacina de Oxford pede espaço de quatro meses. Assim, o primeiro lote, formado pelo imunizante da Sinovac, foi dividido em duas partes iguais, garantindo as duas doses para quem for receber.

No caso da AstraZeneca serão usadas todas as vacinas para pessoas diferentes, já que está previstas a chegada de novas remessas ao Paraná neste intervalo de 120 dias. Ou seja, considerando a taxa de 5% de descarte, mais de 80 mil paranaenses receberão a primeira dose agora.

Comente

Leia também

RADCENTER 6 MESES
WSD PC - 30D
LABMAX PC
CAIUA PC - 90D
PARCEIRO DESKTOP - 90D

Mais lidas

SALLA CONTAINER PC - 30D
PANVEL
AÇAI PC - 30D
TUCCA
UTILAR PC - 30D