UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.16º31º
|

Saúde

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população de Umuarama

Umuarama tem ainda cerca de 2.500 doses remanescentes

Foto: Assessoria PMU

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 1 de julho de 2020 19h49

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi encerrada na última terça-feira (30/6). No entanto, como há doses remanescentes, a imunização foi liberada para a população em geral. Quem faz parte dos grupos prioritários – que tiveram etapas da campanha – e ainda não foi vacinado também pode procurar as unidades básicas de saúde (UBS) para receber a dose da vacina.

A Secretaria de Saúde de Umuarama reabasteceu alguns postos de saúde nesta tarde e a partir de quinta-feira (2) as pessoas interessadas podem ir se vacinar. No município há cerca de 2.500 doses remanescentes nas UBS. A vacina previne contra três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Em Umuarama, alguns grupos prioritários tiveram pouca procura e outros ficaram acima da meta estabelecida. Confira os percentuais informados pela Saúde: idosos 111,87%, trabalhadores da saúde 115,25%, puérperas 88,40%, gestantes 66,18%, crianças 60,18% e adultos 49,31%.

O Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios brasileiros que estendam a vacinação para todas as pessoas até quando durarem os estoques da vacina. Em todo o país, mais de 18 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram.

Ao procurar a UBS, o cidadão deve levar documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do indivíduo. Além disso, é fundamental usar máscara e ter os demais cuidados preventivos relacionados com a Covid-19.

Unidades fechadas

A Secretaria de Saúde suspendeu o atendimento em algumas UBS de Umuarama para, segundo a Prefeitura, preservar os servidores que fazem parte dos grupos de risco (pessoas na casa dos 60 anos, gestantes etc), que estão afastados do trabalho. Consultas e procedimentos que seriam realizados nesses locais foram transferidos para unidades em bairros próximos.

Os usuários das UBS fechadas estão sendo orientados a procurar outra unidade próxima, que passaram a ser referência para o atendimento.

Confira as unidades fechadas:

A UBS 26 de Junho está fechada e os usuários passam a ser atendidos na UBS Ouro Branco, que receberá os moradores do 26 de Junho, Dom Pedro 1 e 2, Independência e San Martin.

O Posto de Saúde Central foi fechado e os usuários serão atendidos na UBS Bem-Estar.

A UBS Cohapar I também está fechada e a comunidade passa a ser atendida na UBS Vitória Régia.

A UBS Jabuticabeiras fecha e a população local será atendida na UBS 1º de Maio.

A UBS Panorama também está fechada e os moradores do bairro serão atendidos na UBS Cidade Alta.

A UBS Jardim Cruzeiro também fechou temporariamente e o atendimento foi transferido para a UBS Jardim Lisboa.

(Redação, com Agência Brasília)

 

Comente

Leia também

LAB
MORENA
SE LIGA DESKTOP
AUTENTIC

Mais lidas

TUCCA
Obemdito anuncie
Glamour Cosméticos
CASA DO ESPETINHO DESKTOP
AGRO_E_PET_FAZENDAO
RF Desktop